WOMEN’S WELLNESS-FITNESS

Critérios de Wellness

A categoria de Wellness é destinada a mulheres que preferem desenvolver um físico menos musculado, e esteticamente agradável. Contudo, as atletas devem apresentar um corpo trabalhado e firme, numa relação tronco/pernas levemente desproporcional, sem excesso de gordura ou celulite.

    1. Geral:

As Regras que a IFBB-Portugal terá para Wellness Fitness serão semelhantes às Regras de Wellness Fitness da IFBB Brasil.

    1. Regras:

As regras administrativas e técnicas constatadas no regulamento de Wellness estão presentes nas Regras Gerais, portanto, não serão faladas aqui (ver código internacional).

Artigo 2 – Categorias:

2.1 – Categorias:

As categorias de Wellness podem ser as seguintes:

. Até e incluindo 160 centímetros;
. Até e incluindo 163 centímetros;
. Acima de 163 centímetros;
. Master, a partir dos 35 anos.

Artigo 3 – Rondas:

3.1 – Rondas:

Wellness Fitness será composta pelas seguintes partes:

  1. Eliminatória – No caso de haver mais de 15 atletas (Quartos de volta);
  2. Semi-final – Ronda 1 (Quartos de volta);
  3. Final – Ronda 2 (Quartos de volta e desfile em I).

Artigo 4 – Eliminatória – Ronda 1 – Ronda 2

4.1 – Geral:

As atletas devem estar prontas 30 minutos antes da entrada para o palco e são as únicas responsáveis por estarem preparadas e presentes quando for chamada a sua categoria.

4.2 – Procedimentos da Eliminatória:

É efectuado quando há mais de 15 atletas em competição e deverá ser executado do seguinte modo:

  1. A linha de atletas é levada a palco, por ordem numérica.

  2. O grupo será dividido em dois e posicionado à esquerda e à direita, de modo a deixar o centro do palco disponível para comparações.

  3. Em grupos até cinco, as atletas posicionam-se na linha da frente, para comparações, realizando os quartos de volta.

  4. O juiz de palco direccionará as atletas nos quartos que volta que são:

      1. Quarto de volta para a direita – perfil esquerdo;

      2. Quarto de volta – pose de costas;

      3. Quarto de volta – perfil direito;

      4. Quarto de volta – pose de frente.

  5. Terminados os quartos de volta, as atletas voltam à formação lateral, por ordem numérica, antes de abandonarem o palco.

Nota: É proibido as atletas mascarem pastilhas ou terem rebuçados na boca, durante a competição.

Artigo 5 – Eliminatória e Finais: Vestuário para todas as rondas (Bikini de duas peças)

5.1 – Vestuário para todas as rondas (Bikini de duas peças):

O vestuário para as rondas (Bikini de duas peças) terá de seguir os seguintes critérios:

  1. O bikini tem de ter duas peças, esteticamente agradáveis.

  2. A cor e os ornamentos são por conta da atleta.

  3. O bikini tem que ter estilo.

  4. A parte inferior do bikini deverá cobrir 1/3 do glúteo superior e toda a parte inferior frontal. Cueca de fio dental é estritamente proibida.

5.2 – As solas dos sapatos, podem ter entre 10 mm a 12 mm. As plataformas são estritamente proibidas.

5.3 – O cabelo é à escolha da atleta.

5.4 – As atletas podem ter um bronzeado saudável e natural. Cor é permitida mas tinta removível é proibida. O uso de purpurinas no corpo também é proibido.

5.5 – Pode usar jóias desde que combinem com o vestuário.

Artigo 6 – Pontuação das Rondas

6.1 – Contagem de Pontos:

Os juízes irão avaliar o físico geral, a proporção, a simetria, o equilíbrio, a forma e o tom de pele de acordo com a categoria. A pontuação será dada da seguinte forma:

  1. Se houver mais do que 15 atletas, os juízes irão seleccionar as 15 melhores, sem dar classificação (Eliminatória);
  2. As 15 melhores passarão para a ronda seguinte e serão atribuídas classificações (Ronda 1);
  3. Para a final, passarão apenas as 6 melhores que, novamente, serão avaliadas, descartando a classificação dada na ronda anterior (Ronda 2).

Artigo 7 – Poses Obrigatórias

7.1 – Poses Obrigatórias em Todas as Rondas:

As poses obrigatórias desta modalidade são as seguintes

1. Pose de Frente – as atletas ficarão com uma mão apoiada na anca e uma perna ligeiramente deslocada para a frente e lado;

2. Perfil Esquerdo – as atletas farão o primeiro quarto de volta para a direita. O perfil esquerdo ficara virado para os juízes e rodarão ligeiramente o tronco para a frente. O olhar terá de ser em frente, mão em cima da anca esquerda e pés não juntos.

3. Pose de Costas – as atletas cumprem mais um quarto de volta para a direita, ficando de costas para os juízes. Uma mão apoiar-se na anca, enquanto o braço oposto fica relaxado ao lado do corpo. As atletas não se podem virar para trás e o olhar deve estar no fundo do palco durante a comparação.

4. Perfil Direito – as atletas darão mais um quarto de volta para a direita, ficando de lado para os juízes. O tronco deve rodar ligeiramente para a frente. O olhar deve estar posicionado para a frente, enquanto uma mão se apoia na anca. Os pés não devem estar juntos.

5. Pose de Frente – após o último quarto de volta, as atletas devem manter-se viradas para a frente.

Artigo 8 – Critérios de Avaliação da Modalidade

8.1 – Critérios de Avaliação:

Os critérios de avaliação desta modalidade são os seguintes:

1. Começará com uma primeira impressão do corpo da atleta, devendo também ter em consideração o cabelo; a beleza facial; o desenvolvimento corporal; a forma, condição e tom de pele; a apresentação da atleta; a confiança; o equilíbrio e a graça.

2. O corpo deve ser avaliado no geral, resultante de esforço físico e dieta. Todo o corpo deve ter um aspecto agradável e firme, e uma baixa quantidade de gordura corporal. Não deve haver muscularidade ou magreza excessiva, separação e/ou estrias. Os físicos muito musculados ou muito magros devem ser penalizados.

3. Também terá de se ter em conta o tom de pele e a rigidez. O tom de pele deve ser suave, saudável e sem celulite. O rosto, o cabelo e a maquilhagem completam a apresentação da atleta.

4. A apresentação da atleta também deve estar incluída na avaliação do juiz, a partir do momento em que entra em palco. Em todos os momentos, uma atleta de Wellness deve transmitir a ideia de um corpo “saudável e adequado”, apresentado de forma atractiva.

5. Os juízes têm que se lembrar que isto não é Body Fitness ou Bikini Fitness. As atletas devem ter músculos suaves e não separação, definição, baixo nível de gordura e dureza, como nessas categorias. Qualquer atleta que apareça com estas características, terá de ser penalizada.

Artigo 9  Anomalias

Deformidade muscular e assimetria severa levará à perda de pontos.

Artigo 10 – Tatuagens e Pintura:

As tatuagens não são proibidas. É da inteira responsabilidade da atleta se o desenho que tiver dificultar a visualização e análise do físico por parte dos juízes. As tintas permitidas em qualquer competição IFBB devem ser aquosas e não devem manchar ou escorrer. Caso contrário, a atleta poderá ser desclassificada.